terça-feira, 17 de junho de 2008

Moçambique Porter no Bloomsday Florianópolis 2008

Todo dia 16 de junho várias cidades do mundo promovem eventos para celebrar uma das jornadas mais ilústres da literatura moderna: as andanças de Leopold Bloom pelas ruas de Dublin no dia 16 de junho de 1904. Esta odisséia é tema do livro Ulysses, de James Joyce, considerado por muitos a obra literária mais importante do século XX.
O evento, chamado de Bloomsday (dia do Bloom), começou a ser realizado em Dublin no ano de 1954 e vem sendo realizado por um número cada vez maior de cidades do mundo.
Uma das marcas características do Bloomsday é o consumo da cerveja Guinness, citada em várias passagens do livro e consumida por alguns personagens em grandes quantidades.
Em Florianópolis o Bloomsday é realizado há 6 anos, e apesar de sua programação artística de qualidade, segundo as próprias palavras do organizador, Prof. Sérgio Medeiros, era um evento "sóbrio", sem cerveja, perdendo uma das características do evento e do próprio livro, que como disse o professor, "começa sóbrio e termina completamente bêbado".
No Bloomsday 2008 de Florianópolis a cerveja pela primeira vez fez parte da programação. A cerveja escolhida foi a Moçambique Porter.
E o estilo Porter é exatamente o estilo citado no Ulysses. Apesar de hoje a comemoração ser feita com a Guinness Extra Stout, a Guinness citada no livro é a Porter, que parou de ser fabricada pela Guinness em 1957.
A partir deste ano a Moçambique Porter passa a ser a cerveja oficial do Bloomsday de Florianópolis.

Curiosidades "cervejeiras" do Ulysses:
- A cerveja Porter é citada 16 vezes no livro;
- A cerveja Stout é citada 8 vezes;
- A Guinness é citada 7 vezes, sendo 2 vezes a Guinness Porter e nenhuma vez a Guinness Stout.
- Ao contrário do que se imagina, Bloom não bebe cerveja no livro, e a única bebida alcoólica que bebe durante o dia é um cálice de vinho da Borgonha, no Dan Byrne's Pub.

Um comentário:

Victor da Rosa disse...

Ôpa,
seja bem-vindo, então, meu caro!
Até a próxima!